Notícias

Apenados irão receber apoio para voltar ao convívio social

União de esforços em torno da reintegração social de egressos do Sistema Prisional. Inaugurado em Marabá no sudeste paraense, nesta quinta-feira 4, o Escritório Social, cuja proposta é auxiliar esse público a retornar ao convívio social em perfeitas condições.Essa é uma política nacional, segundo informou o juiz titular da Vara de Execução Penal, Caio Marco Berardo onde o egresso recebe toda a atenção e amparo, que vai desde capacitação, profissionalização e assistência plena, todo esse esforço é para que ele não volte ao mundo do crime. “O Escritório Social é uma metodologia de trabalho que foi desenvolvida nacionalmente pelo Conselho Nacional de Justiça com o Programa das Nações Unidas (PNud) que recebe os egressos e pré-egressos”, disse o juiz.  

|

Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:

 “Ele colabora na ressocialização desse pessoal. Cabe ao sistema penitenciário não só punir, como ressocializar. As pessoas que entraram na prisão, dela vão sair, então que saiam de uma forma a serem reintegradas como pessoas não-infratoras, para que não se acha reincidência”, declarou.Veja também:Suspeito de ter praticado feminicídio é preso em XinguaraMilitar é preso acusado de matar funcionário de mineradoraVídeo: Ibama emite mais de 6 milhões de reais em multasO Escritório Social é um espaço onde trabalham em conjunto profissionais da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), do Poder Judiciário, além de universidades. “E eles recebem o egresso e fazem uma análise. O quê que esse egresso está precisando para retornar ao mundo do crime? Se ele for jogado diretamente na sociedade as chances são grandes de ele voltar a cometer delitos”, disse o juiz Caio Marco Berardo.  

|

Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:

 Nesse trabalho de ressocialização o Escritório Social vai procurar uma vaga de emprego para o egresso, vai verificar se a família pode ser inscrita em algum programa social, vai atrás de psicólogo para um possível atendimento. Além disso, o Escritório Social vai ajudar esse cidadão a se livrar das drogas, caso for o caso, com auxílio e encaminhamento para centros de apoio e medicamentos.Serviço:O Escritório Social funciona numa sala anexa ao Procon de Marabá, na avenida 5 de abril, Marabá Pioneira.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo