Notícias

Vídeo: PF desarticula garimpo ilegal e resgata trabalhadores

As ações de combate à extração ilegal de minério e ao trabalho análogo ao de escravidão continuam a acontecer em todo o Brasil e infelizmente mais flagrantes continuam a acontecer. A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (12) a Operação Lagoa Seca, para combater extração ilegal de minério de ouro e crimes ambientais em Rio Maria no sul do Pará. Uma pessoa foi presa em flagrante, seis trabalhadores foram resgatados de condições degradantes; foram apreendidos um revólver com munições, uma escavadeira hidráulica, um caminhão e dois motores estacionários usados no crime. 

|

Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:

 A missão era cumprir três mandados de busca e apreensão na zona rural de Rio Maria.Ao chegarem, os 12 policiais federais da operação encontrarem um garimpo ilegal em plena atividade e encerraram o trabalho do local de forma imediata. A exploração de ouro não tinha autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM).Veja também:Manoel Gomes tem notícia que ninguém esperava confirmadaVídeo mostra Izabely antes de desaparecimento; assista!Mãe flagra homem tentando estuprar filha no sudeste do ParáUm homem identificado como sendo o dono do garimpo ilegal foi preso em flagrante e responderá pelos crimes ambientais, posse ilegal de arma de fogo, redução de trabalhadores a condição análoga à de escravo e usurpação de bens da União.A arma apreendida estava carregada, no veículo do homem preso, com munições no porta luvas. 

|

Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:

 Os trabalhadores dividiam um barracão de lona próximo ao buraco do garimpo. Não havia banheiro, a cozinha era improvisada de chão batido, tudo em condições precárias. Eles trabalhavam descalços ou de chinelo, sem nenhum tipo de equipamento de proteção, com jornadas exaustivas.Diligências realizadas em outros dois pontos de garimpo atestaram que as atividades estavam paralisadas.A Polícia Federal seguirá a investigação dos responsáveis pela lavra ilegal nesses dois garimpos.O nome da operação é a região do município onde foram cumpridos os mandados de busca e apreensão.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo