Notícias

Aprenda fritar peixe sem deixar cheiro na cozinha

A tarefa de ir para a cozinha requer um pouco de trabalho e muita habilidade, além de adquirir estratégias para depois deixar tudo em ordem. Na hora de fazer receitas com peixe então, nem se fala, é necessário muito jogo de cintura para não deixar nenhum odor na cozinha. Mas você sabia que existe um truque que funciona de verdade e elimina de uma vez o odor de peixe frito?! Então, separamos essa dica valiosa para você. Confira!
1 – Primeiro, saiba o motivo pelo qual o peixe tem um odor estranho 
O que faz com que o peixe tenha o cheiro de “pitiú”, expressão dita aqui no Pará, está relacionada a uma substância específica chamada óxido de trimetilamina (OTMA), que faz com que o pescado tenha esse cheiro A sardinha e o bacalhau, por exemplo, são espécies que concentram maiores quantidades desse composto químico.
Beber cerveja faz mal para o cabelo e para a barba? Veja!
Esse odor fica ainda mais forte quando esse tipo de carne branca entra em contato com a gordura da fritura. Por conta disso, tem pessoas que até pensam duas vezes antes de fazer qualquer receita com peixe frito.
2 – Elimine o cheiro de peixe frito com outros aromas
Ao cozinhar peixe existem algumas estratégias que ajudam a eliminar o odor, uma delas é mergulhar o filé no leite por 10 minutos, meia hora antes de fritar. Porém, é importante observar se ele está seco antes de adicioná-lo na frigideira ou no óleo, isso irá ajudar a não comprometer o sabor. 
Outra dica é que na hora que estiver limpando o peixe, corte os filés e passe um pouco de gengibre ralado na superfície. Depois, espere 30 minutos e em seguida lave com água fria, para remover os resquícios do tempero e também não deixar o peixe ácido. 
Mais uma dica eficaz é manter uma panela ao lado, com água fervente, vinagre, cascas de limão, laranja e cravo. Essa combinação  vai agir como um aromatizador, que  irá eliminar cheiros desagradáveis durante o preparo.
Para quem está com pressa, também vale adicionar casca de limão e dente de alho picado no óleo. Essa alternativa rápida reduz o mau cheiro, porque esses ingredientes conseguem absorver parte das partículas aromáticas. 
3 – Mantenha o ambiente da cozinha ventilado 
E, para finalizar, se você não tiver um exaustor ou uma coifa, capaz de filtrar os cheiros do ambiente, é necessário abrir as janelas para ventilar e o cheiro sair. 

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo